Água com gás
Pergunta:
Gosto de beber água com gás — eu a faço em casa com água da torneira, usando um cartucho de CO₂. Uma vizinha me disse que perguntou a vários dentistas, e todos concordaram que a água com gás é muito ruim para os dentes. Acredito que ela esteja se referindo ao ácido carbônico. Não é como se eu estivesse com um tanque de água com gás o tempo todo… Sério, é tão ruim assim beber água com gás?
Resposta:
Como você sugere, as bebidas carbonatadas assumem várias formas. Portanto, minha resposta à sua pergunta é: depende. Você pode comprar algumas águas gaseificadas caras das profundezas da terra da França por um bom dinheiro, ou fazer em casa por muito menos.
Então, o que faz uma bebida com gás ser boa ou ruim para os dentes?
Qual a diferença entre refrigerante e água com gás?
Água carbonatada, também conhecida como água efervescente, água gaseificada e água com CO₂, é simplesmente água na qual o gás dióxido de carbono foi dissolvido, sendo o principal e definidor ingrediente dos refrigerantes.
Esse processo de dissolver dióxido de carbono é chamado de carbonatação. Como resultado, forma-se um ácido (ácido carbônico).
Ácido Carbônico
Água carbonatada, pode ser produzida em casa ao “carregar” uma garrafa recarregável de água gaseificada enchendo-a com água e depois adicionando dióxido de carbono.
A água tônica pode ser idêntica à água carbonatada comum, ou pode conter uma pequena quantidade de sal de cozinha, citrato de sódio, bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio, citrato de potássio, sulfato de potássio ou fosfato dissódico, dependendo do fabricante.
Esses aditivos emulam o sabor levemente salgado da água gaseificada caseira.
Esse processo também pode ocorrer naturalmente em fontes de água mineral com gás, como nas Perrier ou Pellegrino.
Acidez
A pressão parcial de dióxido de carbono determina a acidez da bebida carbonatada.
A pressão parcial típica de uma garrafa de refrigerante produz uma acidez média (pH 3,7), com alta concentração de dióxido de carbono dissolvido.
Esse pH contribui para o sabor azedo e ácido do refrigerante. Ao longo do tempo, o ácido dissolve o cálcio dos seus dentes, deixando para trás uma massa mole chamada cárie.
Recomendação: teste sua água com gás caseira com papéis de pH (baratos na Amazon). O pH varia conforme a quantidade de gás dissolvido na água.
Para a saúde geral, é melhor beber uma bebida neutra ou levemente alcalina.
Alguns alimentos ácidos, como laranjas e limões, tornam-se alcalinos em nossos corpos (o que é bom) como resultado do processo digestivo. Esses alimentos são ruins para os dentes, mas bons para o corpo.
Alguns alimentos ácidos são bons para você. Por isso, mantenha água por perto e sempre beba água enquanto consome alimentos ácidos saudáveis.
O ácido estomacal é muito mais ácido do que qualquer coisa que possamos comer, então, uma vez “engolido”, está tudo bem.
Recomendações
O melhor pH para a boca é provavelmente neutro ou ligeiramente superior ao pH neutro.
Esse pH na boca torna o ambiente menos hospitaleiro para as bactérias que causam cáries.
Com base apenas nos níveis de pH, as melhores águas engarrafadas para beber são San Pellegrino (pH 7,7), Fiji (pH 7,5), Evian (pH 7,2) e Volvic (pH 7,0). Evite Perrier (pH 5,5).
A água com gás caseira deve ser testada para se vericar o pH com testes de pH.
Dessa forma, fica claro que a água com gás pode variar em pH e, portanto, tem diferentes níveis de efeitos nos dentes e até mesmo na sua saúde.
Então, essa é uma diretriz geral a seguir. Lembre-se de que é melhor testar com papéis de pH para saber exatamente o que está entrando em contato com seus dentes.
Por Dr.Enzo Manna Machado–MG-CD-067604