Você está dormindo bem?
Tomar medidas para descobrir se você está entrando e permanecendo no sono profundo todas as noites pode ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável.
Provavelmente, se você já leu sobre a importância do sono, conhece as famosas oito horas. Por exemplo, você já deve ter ouvido perguntas como: “Você está dormindo o suficiente?” ou “Está conseguindo suas oito horas de sono todas as noites?”
A literatura científica e as informações de saúde pública estão obcecadas com a quantidade de sono que temos. No entanto, elas abordam raramente a qualidade do nosso sono.
A verdade assustadora é que milhões de pessoas sofrem de algum grau de apneia do sono, mas não têm conhecimento disso. Além disso, um estudo sueco estimou que até metade das mulheres entre 20 e 70 anos têm algum grau de apneia. (Acredita-se que a apneia do sono afete mais mulheres do que homens, especialmente as de porte físico menor.)
Os Perigos das Interrupções
A apneia do sono é uma condição em que suas vias aéreas são bloqueadas durante a noite. Como resultado, o sono se torna fragmentado e de má qualidade.
Bloquear as vias aéreas pode acontecer facilmente, especialmente quando pensamos que, ao nos aproximarmos do sono profundo, todos os músculos do corpo relaxam completamente, incluindo os músculos ao redor das vias aéreas. Quando a língua relaxa, ela se expande e, se você tiver uma via aérea pequena, pode facilmente se bloquear. O peso da mandíbula também pode contribuir para essa obstrução.
O que isso significa para você: enquanto você dorme, o cérebro inconsciente percebe imediatamente os baixos níveis de oxigênio e precisa tirar o corpo do sono profundo ao tensionar os músculos o suficiente para reabrir as vias aéreas e evitar o sufocamento.
Dessa forma, nossa fisiologia torna essa obstrução extremamente comum e ela sendo recorrente por hora, durante toda a noite, sem que milhões de nós tenhamos qualquer ideia disso.
Você pode estar inconsciente por oito horas, mas se essas horas incluírem pausas na respiração, quase sufocamento e saídas repetidas do sono profundo, estará perdendo os benefícios críticos para a saúde que o sono pode proporcionar.
Os Benefícios Restauradores do Sono Profundo
O sono profundo é diferente de todos os outros estágios do sono e é fundamental para reverter o processo de envelhecimento e prevenir doenças. Por exemplo, é apenas durante esta fase que o hormônio do crescimento humano (HGH) é secretado. Esse hormônio, que ajuda as crianças a crescerem, nos adultos reverte o processo de envelhecimento ao queimar gordura, firmar a pele, construir músculos e permitir que o corpo remova toxinas do cérebro.
O sono profundo é o único momento em que seu corpo pode reparar os danos e o estresse acumulado. Portanto, permite que o cérebro e o corpo se rejuvenescem e se recuperem.
Perder o sono profundo pode contribuir para:
- Ansiedade e depressão
- Ganho de peso
- Rugas
- Perda de memória de curto prazo
- Doenças cardíacas
- Diabetes
- Dificuldades de aprendizado
- Processo de envelhecimento acelerado
- Doença de Alzheimer e demência
Por que as Interrupções no Sono Não São Diagnosticadas
Focamos na quantidade, e não na qualidade. Você pode dormir oito horas por noite e ainda sair do sono profundo repetidamente. Ou seja, dormir oito horas não significam nada se você não consegue permanecer no sono profundo devido às pausas na respiração (conhecidas como eventos apneicos).
Nós não percebemos a diferença. Assim como, se você tivesse visão embaçada, talvez nem soubesse até que alguém lhe desse óculos. A visão se degenera tão gradualmente que, quando você vai ao oftalmologista e recebe óculos, de repente tudo fica claro.
Os médicos não percebem isso. Sentir-se cansado raramente, se é que alguma vez, é a principal queixa. Por exemplo, quantas vezes você vai ao médico dizendo: “Acho que tenho apneia”? O mesmo acontece com a visão e a audição.
Somos subjetivos quanto ao nosso próprio sono. Mesmo que você sinta que dorme bem, você não pode julgar a qualidade porque está inconsciente enquanto dorme. Consequentemente, as pessoas com apneia do sono param de respirar várias vezes por hora todas as noites e acordam sem ter nenhuma lembrança do que aconteceu durante a noite.
A História de Danielle
Uma de minhas pacientes, Danielle, não acreditava que havia algo de errado com o modo como dormia.
“Durmo 8 horas na maioria das noites. Se estou cansada, bem, tenho 45 anos, trabalho em período integral e tenho dois filhos!”
É por isso que a armadilha das oito horas é tão perigosa. Pensamos que dormimos “o suficiente” e aceitamos sentir cansaço como parte normal do processo de envelhecimento.
Danielle rangia os dentes intensamente, o que é um grande sinal de alerta para apneia. Uma vez que ela fez um estudo do sono e tratamos sua apneia moderada, ela ficou maravilhada. Em resumo, foi como colocar óculos em alguém que teve a visão embaçada a vida toda, mas nunca soube de outra forma.
“Eu nunca soube o que estava perdendo. É como se eu fosse outra pessoa. Não é apenas a energia aumentada — é mais o lado emocional. Eu não me sinto mais tão estressada ou agitada. Minha ansiedade foi embora.”
Portanto, quando se trata de sono, pense em qualidade, não em quantidade. Em vez de focar em dormir oito horas todas as noites, pergunte ao seu dentista se você range os dentes (um sinal de apneia do sono) ou se ronca (há um aplicativo para isso).
Seja você jovem ou velho, em forma ou acima do peso, roncador ou não, tomar medidas para descobrir se você está entrando e permanecendo no sono profundo todas as noites o ajudará a viver uma vida mais longa e saudável.
Por Dr. Enzo Manna Machado–MG-CD-067604
Leia mais:
- Fio Dental: Antes ou Após a Escovação?
- Sua Escova de Dentes Está Deixando Você Doente?
- O Enxaguante Bucal Pode Substituir a Escovação?
- Apneia do Sono: A causa escondida do seu ranger de dentes?
- Por que Oito Horas de Sono Não São Suficientes